segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sobe para 646 número de mortos em terremoto no Equador

Carlos Silva/El Ciudadano


O número de mortos no terremoto que sacudiu, há uma semana, o Equador subiu para 646, segundo balanço divulgado pelo presidente Rafael Correa. "Temos ainda 130 desaparecidos, 12.492 feridos e 26.091 pessoas desabrigadas", disse no último sábado (23). 

Segundo Correa, 27 países enviaram ajuda e equipes de socorro, incluindo o Japão, a Turquia, os Estados Unidos e vários países da Europa e da América Latina. 

O presidente anunciou ainda que vai assinar decreto declarando oito dias de luto nacional pelas vítimas do terremoto, de 7,8 graus na escala Richter, que foi seguido de várias réplicas. O tremor, registrado às 18h58 do último dia 16, teve o epicentro localizado a 10 quilômetros de profundidade e ocorreu a cerca de 173 quilômetros da capital, Quito.

 Em seu informe semanal, Correa apelou pela união de todos para vencer os problemas causados pelo tremor de terra. O presidente pediu que não sejam levadas em conta miudezas e que todos sigam em frente pelos grandes objetivos nacionais. "É uma imensa tragédia, porém, é ainda maior a vontade do povo equatoriano de continuar e avançar", afirmou.