sábado, 27 de junho de 2015

Bateria portátil criada por empresa paranaense carrega de celular a caminhão.


Jairo Leal de Souza Filho, gerente comercial, e Amarildo Pereira, gerente de engenharia da Magnetron: novo produto foca em motociclistas, mas tem potencial para atingir outros públicos | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Branco, com saídas para cabos e do tamanho da palma da mão, o novo dispositivo desenvolvido pela Magnetron, fabricante paranaense de sistemas de ignição e peças para motos, pode passar facilmente por um HD externo ou uma bateria portátil para celulares. A estrutura compacta e o visual simples, porém, enganam: o aparelho, além de recarregar notebooks e eletrônicos, dá partida em motos, carros, lanchas e até veículos pesados, como caminhões e ônibus.
Chamado de “carregador portátil multifunção”, o produto chegou ao mercado há três meses, após dois anos de desenvolvimento na sede da empresa, em São José dos Pinhais. O aparelho tem até 400 amperes (A) de pico e vem com duas pinças para serem conectadas à bateria do veículo, eliminando assim a necessidade da popular “chupeta” para ligar o carro. Em seguida, o dispositivo pode ser recarregado em uma tomada comum ou no próprio automóvel.
“Nós focamos muito na questão da partida, o que é um diferencial, tanto para carros e motos até caminhonetes, caminhões e ônibus. Não recomendamos para esses veículos mais pesados, mas acabou que o carregador está sendo usado também para eles”, afirma o gerente de engenharia da Magnetron, Amarildo Pereira.