terça-feira, 30 de junho de 2015

MP vai processar Richa, Francischini e coronéis por operação de 29 de abril






















O Ministério Público do Paraná (MP-PR) vai entrar com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o governador Beto Richa (PSDB), o ex-secretário e atual deputado federalFernando Francischini (SD) e os coronéis César KogutArildo Luís DiasNerino Mariano de Britoe Hudson Teixeira. Eles foram apontados pelo MP como responsáveis pela operação policial do dia 29 de abril, no Centro Cívico, em Curitiba, que resultou em mais de 200 feridos.
A promotoria também anunciou que irá recorrer àProcuradoria-Geral da República (PGR) para responsabilização criminal, porque Richa e Francischini têm foro privilegiado. Para os demais citados, caberá à promotoria desmembrar o processo para determinar qual órgão tem competência para analisar cada caso.
Para embasar o processo, o MP ouviu 580 pessoas em 33 cidades do Paraná. A investigação conta 5 mil páginas distribuídas em 25 volumes, além de 530 gigabytes apenas de imagens do episódio cedidas por pessoas que estiveram no confronto, órgãos de imprensa e entidades públicas.