terça-feira, 16 de junho de 2015

MP sugere a ministros do TCU que rejeitem contas de Dilma de 2014



O procurador Júlio Marcelo de Oliveira, que representa o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), sugeriu aos ministros da corte que votem pela rejeição das contas do governo referentes a 2014, último ano do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.
Oliveira encaminhou na segunda (15) uma carta a todos os ministros onde lista uma série de irregularidades fiscais e orçamentárias que, segundo ele, foram cometidas pelo governo. Entre elas está o descumprimento da Constituição e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Nesta quarta (17), o TCU vota o relatório do ministro Augusto Nardes sobre as contas do governo de 2014. Um dos pontos que devem ser analisados pelo plenário são as chamadas “pedaladas fiscais.” Alvo de processo no tribunal, as “pedaladas” são atrasos no repasse de recursos feitos pelo governo para maquiar as contas púbicas.
De acordo com Oliveira, as “pedaladas”, e as outras irregularidades, foram adotadas com o objetivo de beneficiar a presidente Dilma Rousseff durante a disputa das eleições de 2014.