Do G1:
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (4), em todos os turnos e redação final, a proposta do governo de prorrogar por um ano os mandatos de diretores de escolas da rede pública estadual. O texto foi aprovado em Comissão Geral requisitada pela liderança do governo, e aprovada em Plenário.
Com o mecanismo de Comissão Geral, os projetos em pauta passam a ter a tramitação acelerada, com a realização de mais de uma sessão na mesma tarde. Esta foi a segunda tentativa da base do governo Beto Richa (PSDB) de aprovar o texto a toque de caixa na Alep. Na última quarta-feira (29), uma manobra da oposição conseguiu esvaziar a Comissão Geral, a derrubando por falta quórum.
Na primeira sessão desta terça, a proposta passou com 33 votos favoráveis e 13 votos contrários. A sessão foi marcada pela manifestação de professores nas galerias da Assembleia – eles soltaram gritos de “golpista”, criticando a aprovação da proposta. Um manifestante chegou a entrar no Plenário para entregar um documento ao líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), que pediu a retirada dele. “Este homem é um mau-caráter”, afirmou. O presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), determinou que a segurança retirasse o homem da Assembleia.