domingo, 8 de fevereiro de 2026

Escândalo do Master: prefeitura da Paraná aparece como a maior investidora em um dos fundos

 


O escândalo do Banco Master contou com ao menos cem regimes de previdência estaduais e municipais. O dado foi apurado por um levantamento da Folha de S.Paulo com base em dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério da Previdência. O cruzamento indica que três previdências estaduais e 98 municipais colocaram recursos em cinco fundos de investimento conectados ao banco de Daniel Vorcaro.

Esses fundos investiram em imóveis, empresas em que a família Vorcaro tem participação, como a BR Cemitérios, e em ações da Ambipar, que perderam valor após a empresa entrar em crise financeira e deixar de pagar fornecedores e credores. São eles o fundo de investimento em ações Texas I e os de investimento imobiliário Áquila, Osasco Properties, São Domingos e Brazilian Graveyard & Death Care.

O fundo Brazilian Graveyard é administrado pela Zion, por exemplo, teve como maior investidor o instituto da cidade de Paranaguá, no Litoral do Paraná. A apuração da Folha aponta que o instituto da cidade paranaense tinha R$ 1,6 milhão no fundo até o fim do ano passado.

A administração do município foi procurada pela reportagem, mas ainda não enviou posicionamento.

A gestora do fundo teve Daniel Vorcaro como sócio, e comprou, em 2018, ativos de uma empresa com participação da família do ex-banqueiro, a BR Cemitérios. O Banco Master também é cotista do fundo.