quarta-feira, 9 de abril de 2025

Ivaiporã terá polo de inovação voltado para startups do agronegócio


 












Em fase final de instalação, a incubadora tecnológica voltada para o agronegócio deve ser inaugurada em breve em Ivaiporã. O Polo Agrotech fica no Parque Industrial I, na PR-466, ao lado do Instituto Federal do Paraná (IFPR), está com a estrutura pronta, e os equipamentos estão em fase de licitação.

A edificação que teve investimentos próprios de R$ 2.1 milhões inclui espaços de convivência e uso compartilhado, como salas de reuniões, auditório, escritórios administrativos e de apoio, serviços de portaria, copa, estacionamento e laboratórios de criatividade.

O projeto também recebeu investimentos de cerca de R$ 1 milhão, garantidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital para a compra de equipamentos.

De acordo com Hélio Cardoso Lins, secretário municipal de Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Agronegócio, Tecnologia e Inovação, um dos principais objetivos é desenvolver tecnologias voltadas ao agronegócio, sem excluir outras áreas da economia. “Os equipamentos tecnológicos mais caros estão sendo licitados e serão adquiridos com os recursos garantidos pelo Governo do Estado”, afirmou Lins.

Ainda segundo o secretário, o Polo desperta o interesse de startups locais e internacionais, incluindo um grupo de empreendedores da Coreia do Sul. Recentemente, Kim Jong-gap, diretor executivo da Global Digital Innovation Network (GDIN), anunciou oficialmente a criação do Korean Valley em Ivaiporã por meio da Incubadora Tecnológica.