terça-feira, 22 de abril de 2025

Depois do maior feriado do ano, haverá mais folgas em 2025


 














O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes foi o maior do ano em se tratando de dias seguidos de folga. Desde Sexta-Feira Santa (18) até o Dia de Tiradentes (segunda-feira, 21), foram quatro dias consecutivos de feriado.

O ano ainda tem outras datas de folga, mas nem tão longas. A próxima está perto. O dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, chega em nove dias. Neste ano a data cai em uma quinta-feira, quando fica difícil a emenda com o fim de semana, já que a sexta é dia útil normal.

Em junho o calendário tem o Corpus Christi, que igualmente vai cair em uma quinta-feira. Será no dia 19.

Depois disso os feriados ficam mais escassos e o segundo semestre tem datas que coincidem com o final de semana, como o Sete de Setembro, que em 2025 cai em um domingo.

No caso de Curitiba, o dia 8 de setembro é feriado da Padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e passível de uma emenda — cai numa segunda-feira.

Em outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, também feriado nacional, cai em um domingo.

Finados, no dia 2 de novembro, é outro feriado que cai em um domingo neste ano. O dia 15 de novembro, de comemoração da República, será em um sábado. O dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, será uma quinta-feira.

O feriado da Semana Santa e Tiradentes movimentou as rodovias e aeroportos do Paraná. Estradas cheias deram a tônica deste feriado emendado.

Neste feriado prolongado, a estimativa era de mais de 2,6 milhões de pessoas viajando só em rotas aéreas no País, segundo o Ministério do Turismo.