A primeira fase da revitalização da Orla de Matinhos, no Litoral do Paraná, está a poucos dias de ser finalizada. A obra alcançou 98,4% de conclusão em fevereiro, de acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Água e Terra (IAT), e tem previsão de término para este mês.
Esta é a principal intervenção da história do Litoral do Paraná.
O levantamento é feito mensalmente em parceria com o Consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelas obras, vencedor da licitação pública. O investimento do Governo do Estado é de R$ 354,4 milhões, já considerando atualização dos custos e adequação do projeto. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Com grande parte da revitalização finalizada, incluindo a conclusão da passarela sobre o Rio Matinhos, que vai ligar a região central de Matinhos, próximo ao Mercado do Peixe, aos demais balneários, as obras estão concentradas neste momento na complementação da instalação do novo sistema de microdrenagem, que atingiu 97,6% no mês passado, e nos acabamentos finais da urbanização em Caiobá (98,5%) e demais balneários (94,6%).
foto de Denis Ferreira Netto/SEDEST e Roberto Dziura Jr/AEN