quinta-feira, 27 de março de 2025

Paraná registra cinco mortes por gripe e antecipa campanha de vacinação para dia 1º


 














O envio das 332 mil doses de vacina às 22 Regionais de Saúde começou nesta manhã de quinta, 27. Os imunizantes, distribuídos pelo Ministério da Saúde, são enviados pelas Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ao interior do Paraná. A campanha de vacinação em todo o Paraná começa na próxima terça-feira (1º de abril). No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril.

“Aqui no Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.