sábado, 8 de junho de 2024

Ratinho Jr. impõe sigilo de cinco anos em documentos sobre a privatização de escolas no PR


 














O governo Ratinho Jr. (PSD), por meio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), decretou na terça-feira (4/6) sigilo de cinco anos em documentos internos, medida que tem gerado questionamentos entre especialistas e a sociedade. Esta decisão envolve uma série de arquivos e relatórios que poderiam trazer à luz importantes informações sobre as políticas educacionais e a gestão da pasta.

A SEED-PR, recorrendo a um ato administrativo, decidiu classificar como sigilosos diversos documentos, incluindo relatórios de auditoria, contratos e pareceres técnicos. Esta medida, válida por cinco anos, foi justificada pela necessidade de proteção de informações estratégicas e sensíveis que, segundo a Secretaria, poderiam comprometer a segurança institucional e a privacidade de dados.

A decretação de sigilo por cinco anos ocorreu durante a greve da educação, encerrada no dia 5. O movimento paredista foi deflagrado em virtude do projeto do governador Ratinho Jr., aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que privatiza escolas do Paraná.

O governador sancionou a lei da privatização no mesmo dia [4 de junho] que ele impôs o segredo na Secretaria de Educação.