terça-feira, 7 de maio de 2024

Paraná tem grande mobilização do governo e da população para ajudar o Rio Grande do Sul
















O drama vivido pelo Rio Grande do Sul desde a semana passada despertou a solidariedade da população paranaense. Prova disso é que as campanhas de arrecadação de donativos lançados pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Curitiba no final da semana já resultaram em toneladas de produtos arrecadados.

Nesta segunda-feira (6), os postos de coleta em Curitiba ficaram movimentados o dia todo com a chegada de mais e mais doações, como acontece no quartel dos Bombeiros no Portão, um dos locais que recebe os donativos.

Além dos postos dos Bombeiros e Defesa Civil, outros 163 pontos de parceiros da Prefeitura também recebem doações. Os donativos podem ser entregues até esta quarta-feira (8).

Nesta segunda-feira pela manhã, um comboio com vários caminhões e carretas da Defesa Civil do Paraná partiu para o Rio Grande do Sul com quase 200 toneladas de alimentos, água, cobertores e outros itens de primeira necessidade para os atingidos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Ainda na semana passada, a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, organizou uma reunião virtual com mais de 250 prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e coordenadores da Defesa Civil de municípios paranaenses para pedir apoio dos municípios para a arrecadação de donativos à população gaúcha, que sofre os efeitos da pior catástrofe meteorológica já registrada na história do Estado.

A campanha solidária de Curitiba e do Paraná para ajudar as famílias desabrigadas do Rio Grande do Sul está sendo ampliada com o envio de caminhões-pipa para abastecer os moradores de Porto Alegre. A iniciativa é uma articulação conjunta da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado e da Sanepar. Calcula-se que pelo menos 600 mil pessoas estejam sem água potável nos bairros da capital gaúcha, que sofre com a cheia do Rio Guaíba.

Serão inicialmente cinco caminhões disponibilizados pela Sanepar com capacidade para transportar até 60 mil litros de água. A Prefeitura pretende viabilizar mais veículos para ampliar a ajuda. Os caminhões deverão sair em comboio de Curitiba vazios, pela BR-101, nesta terça-feira, até o município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde serão abastecidos em duas estações de tratamento que estão preservadas.

Dois veículos partirão de Curitiba, enquanto os demais sairão de Ponta Grossa, Pato Branco e Foz do Iguaçu.