domingo, 11 de fevereiro de 2024

Hamas mantinha túnel de comando sob agência da ONU em Gaza, diz Israel; Chefe da agência diz que não sabia da existência da estrutura


 











As forças israelenses descobriram uma rede de túneis com centenas de metros de comprimento que passa parcialmente sob a sede da UNRWA em Gaza, disseram os militares, que ainda chamaram a estrutura de “nova evidência da exploração da principal agência de ajuda humanitária aos palestinos pelo Hamas”.

Engenheiros do Exército conduziram repórteres de veículos estrangeiros pelas passagens recém-encontradas. A visita acontece em um momento de crise para a UNRWA, que lançou uma investigação interna para apurar as acusações de que a agência tinha militantes infiltrados. A entidade viu uma série de países doadores congelarem o financiamento devido a alegações feitas no mês passado por Israel de que alguns de seus funcionários também atuaram como agentes do Hamas.

Os palestinos acusaram Israel de falsificar informações para manchar o nome a UNRWA, que emprega 13 mil pessoas na Faixa de Gaza e tem sido uma tábua de salvação há anos para a população, que precisa de ajuda. A agência gerencia escolas, postos de saúde para cuidados primários e outros serviços sociais, além de distribuir ajuda.

A sede da UNRWA fica na cidade de Gaza, entre as áreas do norte que tropas e tanques israelenses invadiram no início da guerra, que já dura quatro meses, contra a facção islâmica governante Hamas, fazendo com que centenas de milhares de civis fugissem para o sul.

Os repórteres que participaram da viagem fortemente escoltada entraram em um poço próximo a uma escola na periferia do complexo da ONU, descendo até o túnel revestido de concreto. Após vinte minutos de caminhada pela passagem sufocante, quente, estreita e ocasionalmente sinuosa, eles chegaram à sede da UNRWA, disse um tenente-coronel do exército que liderava o passeio.

“Tudo é conduzido a partir daqui. Toda a energia para os túneis por onde vocês passaram é enviada daqui”, disse o tenente-coronel, que informou apenas o primeiro nome, Ido.

“Este é um dos comandos centrais da inteligência. Este lugar é uma das unidades de inteligência do Hamas, de onde eles comandaram a maior parte do combate.”

Mas Ido disse que o Hamas parecia ter evacuado o túnel diante do avanço israelense, cortando preventivamente os cabos de comunicação que passavam pelo chão do porão da sede da UNRWA, conforme ele mostrou durante a visita.

Philippe Lazzarini, chefe da agência da ONU para os refugiados palestinos, disse na rede social ‘X’ que não sabia que os terroristas palestinos do Hamas tinham construído um túnel com centenas de metros mesmo por baixo da sede da sua agência.

Em um comunicado, a UNRWA afirmou ter desocupado a sede em 12 de outubro, cinco dias após o início da guerra, e que, portanto, “não poderia confirmar ou comentar” a descoberta israelense.

“A UNRWA… não tem conhecimentos militares e de segurança, nem capacidade para realizar inspeções militares do que está ou poderá estar sob as suas instalações”, afirmou o comunicado.

“No passado, sempre que (uma) cavidade suspeita era encontrada perto ou sob as instalações da UNRWA, cartas de protesto eram prontamente apresentadas às partes no conflito, incluindo tanto as autoridades de facto em Gaza (Hamas) como as autoridades israelenses”.

Com informações de CNN Brasil e Hoje no Mundo Militar