domingo, 15 de maio de 2022

Protestos contra possível derrubada do direito ao aborto tomam as ruas dos EUA













Milhares de defensores do direito ao aborto se reuniram nos Estados Unidos neste sábado para expressar sua indignação com os temores do caso Roe vs. Wade de que o aborto legalizado em todo o país será derrubado pela Suprema Corte dos EUA.

As manifestações para iniciar o que os organizadores disseram ser “um verão de raiva” são uma resposta ao vazamento de um projeto de parecer mostrando a maioria conservadora do tribunal pronta para reverter a decisão histórica de 1973 que estabeleceu um direito constitucional federal de interromper uma gravidez.

Houve grandes manifestações em Nova York, Washington, Los Angeles e Chicago com alguns contraprotestos menores. Perto da base do Monumento a Washington no National Mall, alguns manifestantes acenaram com cartazes com mensagens como “Como eles ousam”, “Somos a maioria” e “Revide. Proteja a escolha”.

A decisão final do tribunal, que pode dar aos estados o poder de proibir o aborto, está prevista para junho. Cerca de metade dos estados dos EUA poderia proibir ou restringir severamente o aborto logo após uma decisão nesse sentido.

CNN Brasil