Nesta quarta feira (2) de novembro 2016, milhares de pessoas irão ao cemitério municipal por conta do feriado de Finados. O dia é marcado por homenagens aos familiares e amigos falecidos, mas a população deve estar atenta para que os vasos de flores e outros objetos deixados nos túmulos não se tornem criadouros do mosquito do gênero Aedes que transmite a dengue e a febre chikungunya.
De acordo com agência de Vigilância em Saúde,, normalmente os cemitérios concentram materiais que podem acumular água, mas no mês de novembro isso se intensifica.
Geralmente no feriado de finados são registradas altas temperaturas, o que potencializa o risco de proliferação do mosquito. Portanto, todos devem fazer a sua parte para evitar um problema de saúde pública”, destacou. A principal recomendação é que as pessoas não deixem recipientes, como vasos de flores, expostos à água da chuva. Os vasos devem ser preenchidos com areia, evitando o acúmulo de água. Furos em lápides e jazigos também devem ser tampados.