segunda-feira, 6 de julho de 2015

Papa inicia no Equador viagem a três países latino-americanos

O papa Francisco acena para repórteres antes de entrar no avião em Roma

O papa Francisco partiu neste domingo (5) de Roma com destino ao Equador, primeira etapa de sua viagem de oito dias que também o levará à Bolívia e ao Paraguai, que se preparam para recebê-lo com muita festa.

O avião que transporta o pontífice argentino, um Airbus A330 da companhia italiana Alitalia, decolou do aeroporto de Fiumicino às 9h local (4h de Brasília) e está programado para pousar no aeroporto "Mariscal Sucre" de Quito às 15h ocal.

O Papa chega no Equador em meio a manifestações a favor e contra o governo do presidente Rafael Correa, o que tem carregado de tensão o clima no país.

Um dia antes, o Papa rezou como normalmente faz junto ao antigo ícone da Virgem Maria na basílica romana de Santa Maria Maggiore, para pedir que abençoe sua viagem à América Latina e homenageá-la com um buquê de flores nas cores das bandeiras dos três países que visitará.

Francisco permanecerá no Equador até 8 de julho, quando partirá para a Bolívia, onde ficará até o dia 10, e concluirá seu giro apostólico no Paraguai, de onde voltará a Roma em 13 de julho.

Em todos os três países, o pontífice argentino permanecerá, em média, 48 horas, que serão divididas em duas etapas e que incluem Quito e Guayaquil, no Equador, La Paz e Santa Cruz, na Bolívia, e Assunção e Caacupé, no Paraguai.