O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), dentro da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em ação integrada com a Polícia Federal (PF), apreendeu mais de duas toneladas de maconha. O carregamento foi avaliado em mais de R$ 5 milhões.
Os policiais realizavam um deslocamento pela BR-163 entre as cidades de Toledo e Cascavel na sexta-feira (28), quando avistaram um caminhão em uma velocidade incompatível com a via, além de perceberem que o veículo estava derramando soja pela pista.
Diante dessa situação, foi feita a abordagem na Sede Alvorada, distrito localizado em Cascavel. Durante a revista pessoal realizada, não foi encontrado nenhum material ilícito com ele. No entanto, o seu comportamento indicava um grande nervosismo, o que gerou suspeitas nas equipes de segurança.
Ao ser questionado sobre o que estava transportando o motorista demonstrou incoerência e, em dado momento, confessou que o caminhão estava carregado com uma grande quantidade de maconha, oculta entre a soja que parecia ser o produto principal do carregamento.
As equipes de segurança, então, iniciaram uma vistoria detalhada na carga do caminhão onde localizaram uma grande quantidade de maconha, cuidadosamente escondida no meio da soja. A droga totalizou 2.398,2 kg (dois mil trezentos e noventa e oito quilos e duzentos gramas).
Diante de toda a situação, o motorista foi preso em flagrante, recebendo voz de prisão pelas autoridades. Em seguida, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Cascavel, juntamente com a droga apreendida e o veículo utilizado no transporte ilícito.
A apreensão gerou um grande prejuízo ao tráfico de drogas, sendo estimado um valor de R$ 5.024.400,00 (cinco milhões, vinte e quatro mil e quatrocentos reais) em perdas para a atividade criminosa, o que evidenciou a importância da ação das forças de segurança no combate ao tráfico de entorpecentes na região.