sexta-feira, 24 de novembro de 2023

9,8 toneladas de carnes sem origem comprovada são apreendidas em Rondônia


 













O Ministério da Agricultura e Pecuária aprendeu nesta quinta-feira (23), um total de 8,8 toneladas de produtos cárneos e miúdos impróprios para o consumo. Durante a operação denominada “Charcuterie", foram encontrados alimentos com rótulos falsos, identificados como aprovados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e o Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Segundo o MAPA, os produtos estavam sendo direcionados como merenda para as escolas estaduais em Porto Velho (RO). Responsáveis pelo interveio no caso, a Polícia Civil de Rondônia, por intermédio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco), suspeitava de uma organização criminosa com evidências na fraude de licitações destinadas ao fornecimento de carnes e charques para as maiores escolas estaduais da cidade.

Durante a operação foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em cinco escolas, além da emissão de três autos de infração pelo ministério e termos de apreensão e inutilização lavrados pela Vigilância Sanitária, causando um prejuízo aos infratores de aproximadamente R$ 205 mil reais.