Os fortes temporais que cobrem grande parte do Paraná desde a madrugada desta quarta-feira (4), incluindo casos de vendavais e chuvas de granizo, afetaram os serviços de fornecimento de energia elétrica, abastecimento de água e danificaram casas em diversas regiões do Estado. As equipes da Copel e da Sanepar estão trabalhando para o restabelecimento dos serviços o mais breve possível, enquanto a Defesa Civil atua no atendimento a famílias de nove municípios que foram diretamente impactadas.
Segundo dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a manhã desta quarta-feira se inicia com pancadas de chuvas acompanhadas de raios em grande parte do Paraná. A região Centro-Sul registrou os maiores acumulados de chuva, com 22,2 milímetros em apenas uma hora.
Desde o início do dia, as chuvas já acumulam 40 milímetros em municípios mais ao Sul do Estado. Rajadas de ventos fortes também foram observadas no Centro-Sul nas últimas horas, com velocidades próximas a 84 quilômetros por hora.
Ventos fortes também vêm sendo observados no Norte Pioneiro e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O relatório de ocorrências da Defesa Civil aponta que 540 pessoas de nove municípios paranaenses foram afetadas diretamente. Até o momento, 12 foram desalojadas e 70 casas foram danificadas, sendo 60 delas em Paulo Frontin, na região Sul.
“Os modelos meteorológicos estão indicando um acumulado de chuva alto para os próximos dias em várias regiões do Estado, especialmente desta quarta-feira (4) até sábado (7). Então fique atento para os alertas da Defesa Civil e a evolução do quadro meteorológico”, informa o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Marcos Vidal da Silva Júnior, que integra a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.