terça-feira, 11 de outubro de 2016

Estudantes protestam em Curitiba contra MP de reforma do ensino médio

Estudantes protestam em Curitiba contra MP de reforma do ensino médio

Milhares de pessoas, a maioria delas estudantes de escolas públicas, participaram de um ato unificado neste domingo (9), em Curitiba, para protestar contra a Medida Provisória (MP) 746/2016, do presidente Michel Temer (PMDB), que reforma o ensino médio no Brasil. A manifestação começou no início da tarde, na Praça Santos Andrade, no centro. De lá, os participantes seguiram em passeata até a Boca Maldita, onde só saíram perto das 18 horas. 

O protesto também ocorreu em apoio à ocupação dos colégios estaduais. De acordo com a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Camila Lanes, os alunos já tomaram as dependências de mais de 70 instituições no Brasil, sendo 50 no Paraná. "Estamos apoiando e nos solidarizando politicamente, com estrutura, para que a luta dos estudantes continue e essa medida seja retirada de pauta. Ela está atacando a educação", afirmou. 

Algumas das mudanças que constam no texto tornam facultativo o ensino de Arte, Educação Física, Sociologia e Filosofia. A maior crítica é de que faltou diálogo por parte do governo federal. "Não foi perguntado a nenhum aluno, nenhum representante dos alunos, o que a gente queria. Querem nos prejudicar, principalmente com a parte da educação integral, porque muitos precisam trabalhar, ajudar as suas famílias", opinou Gabriel Henrique, de 18 anos, do Colégio Estadual Newton Freire Maia, de Pinhais.