terça-feira, 28 de junho de 2016

Explosões no aeroporto de Istambul deixam 28 mortos

Imagem da entrada do aeroporto internacional de Ataturk em Istambul, na Turquia, após explosões no local (Foto: 140journo/via Reuters)

Vinte e oito pessoas morreram após três explosões na noite de terça (28) no terminal internacional do aeroporto de Istambul, o maior da Turquia e terceiro maior da Europa. O número de mortes foi anunciado pelo governador de Istambul, Vasip Sahin.

À agência Reuters, um oficial turco não identificado disse que três homens-bomba causaram as explosões. Eles teriam detonado os explosivos antes de passar pelo raio X do controle de segurança do aeroporto. Ainda segundo a agência, policiais também atiraram para tentar neutralizar suspeitos.
Um dos autores do ataque no aeroporto abriu fogo de forma randômica no terminal antes das explosões, disse uma testemunha à Reuters.
O aeroporto foi fechado e a entrada e saída de pessoas foi interrompida. Alguns voos que deveriam pousar no local foram desviados, mas os que já estavam chegando foram autorizados a pousar. Os voos que deveriam decolar de Ataturk foram cancelados, com seus passageiros sendo encaminhados a hotéis. A previsão é de que o aeroporto seja aberto às 20h da quarta (14h em Brasília).
Na segunda-feira (27), o Departamento de Estado dos EUA havia atualizado seu alerta de segurança e informado a cidadãos americanos que eles deveriam evitar viajar para o sudeste da Turquia, onde foram registrados nos últimos dias diversos episódios violentos no conflito com militantes curdos. O ataque desta terça, no entanto, aconteceu no norte do país.