quinta-feira, 2 de julho de 2015

Grécia faz novo apelo por socorro e abre bancos para aposentados

 | Simela Pantzartz/Efe

Um dia depois do calote de 1,6 bilhão de euros no FMI (Fundo Monetário Internacional), os bancos gregos reabriram para aposentados, enquanto o governo fez um novo apelo em busca de um socorro financeiro emergencial.
Os aposentados podem sacar até 120 euros por dia, enquanto os demais, 60 euros. Não havia confusão nas agências visitadas pela reportagem em Atenas. É possível entrar nos prédios, mas os funcionários só atendem quem comprovar ser aposentado ou não ter cartão registrado para sacar em caixa eletrônico. O país tem 2,6 milhões de aposentados recebendo em média 882 euros por mês.
A Grécia tenta avançar para obter o novo pedido de socorro feito na terça (30) à zona do euro, por meio do ESM (Mecanismo de Sustentabilidade Financeira), vinculado à União Europeia. O governo quer que os credores não levem em conta o débito de 1,6 bilhão de euros com o FMI, já que o fundo não faria parte dessa nova negociação.
Segundo o jornal “Financial Times”, o primeiro-ministro Alexis Tsipras enviou uma nova carta aos membros do bloco em que aceita algumas das condições impostas pelos credores na semana passada, quando ainda se negociava a suspensão da dívida com o FMI e a prorrogação de um empréstimo vencido nesta quarta. O novo resgate seria de 30 bilhões de euros.