sexta-feira, 12 de junho de 2015

Corrupção na Receita ocorreu em todos os governos desde 85, diz promotor.

receita
Trecho de delação de auditor indicava uma suposta interrupção durante o governo Roberto Requião. Informação teria sido mal interpretada, segundo promotor que atua no caso
Da Gazeta do Povo
O esquema de corrupção na Receita Estadual funcionou, sem interrupções, pelo menos desde 1985, logo após a redemocratização. Segundo os investigadores do caso, nenhum dos governos desde então conseguiu erradicar o sistema armado por auditores, empresários e contadores para sonegar impostos mediante pagamentos de propina.
O auditor Luiz Antônio de Souza disse, em depoimento de delação premiada, que na época do governo Roberto Requião os “acordos ficaram suspensos” e “quando Beto Richa assumiu, Luiz Abi [parente do governador] então passou a exercer influência na Receita”.
Mas, segundo o promotor Renato de Lima Castro, do Ministério Público de Londrina, não houve qualquer suspensão do esquema no período. Ele diz que o trecho divulgado no relatório de investigação do Gaeco, que motivou a prisão de quase toda a alta cúpula da Receita do estado, teria sido má interpretada.