sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Sanepar recebe sugestões para projeto de R$ 1,9 bilhão no Norte do PR em evento na B3

 


A (Sanepar) realizou, nesta quinta-feira (22), uma audiência pública na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, para apresentar ao mercado financeiro e de infraestrutura a modelagem de negócios do Sistema de Abastecimento Integrado do Norte do Paraná (SAINP). O projeto total é orçado em R$1,924 bilhão e visa garantir segurança hídrica para a região até 2050. A iniciativa visa trazer água para Apucarana (PR) captada em Londrina. O prefeito Rodolfo Mota (União) participou do evento. O secretário de estado de estado da saúde e deputado federal licenciado Beto Preto também foi mencionado pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

A grande inovação apresentada ao mercado é o formato, pois o SAINP operará sob um modelo de locação de ativos. Neste sistema, a empresa vencedora será responsável pela elaboração do projeto executivo, construção da infraestrutura e disponibilização dos ativos para a Sanepar operar por um prazo contratual de 20 anos. A primeira etapa do sistema está projetada para integrar e ampliar o abastecimento nas cidades de Apucarana, Rolândia e Arapongas.

Durante a audiência, o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, fez questão de lembrar que a Companhia está completando 63 anos nesta sexta-feira, 23 de janeiro, e que em todo esse tempo a empresa sempre esteve focada na sua missão de levar saúde aos paranaenses. “O SAINP é muito mais que um projeto de engenharia, é um passo decisivo para atender o crescimento da região norte do Paraná. Já atendemos 100% da população com água tratada e esse sistema integrado faz parte do planos de longo prazo da Sanepar para continuar atendendo com excelência nossa população”, afirmou.