Segundo o cabo Pacheco, da Rocam, a equipe realizava patrulhamento pela BR-369 quando avistou um Volkswagen Golf prata. "O motorista conduzia o veículo com uma criança de colo e, ao visualizar a equipe, abaixou a cabeça, levantando suspeita. Ele entrou na primeira estrada de chão que encontrou, e realizamos a abordagem", afirmou.
Durante a abordagem, os policiais identificaram uma garrucha de dois disparos no banco do passageiro. "Quando ele desceu do veículo com a criança em mãos, foi possível visualizar a arma no banco. De imediato, ordenamos que entregasse a criança à equipe e o algemamos", disse Pacheco. A arma estava sem munições, mas em pleno funcionamento, com a numeração suprimida.
O veículo possuía pendências administrativas e foi recolhido ao pátio do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM). A criança, um menino de um ano e sete meses, ficou em estado de desespero com a situação. "Acionamos o Conselho Tutelar, que tentou contato com a mãe da criança, sem sucesso", explicou o cabo.