quinta-feira, 26 de novembro de 2015

TCE-PR aprova com ressalvas as contas de 2014 de Beto Richa

Três pessoas apresentaram denúncia contra richa por crime de responsabilidade pelo confronto em 29 de abril no Centro Cívico (Foto: Orlando Kissner/Divulgação/ ANPr)

A prestação de contas de 2014 do governador Beto Richa (PSDB) foi aprovada com ressalvas no parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) nesta quinta-feira (26). Cinco conselheiros votaram com o relator Durval Amaral, e apenas Ivens Linhares votou pela irregularidade das contas.
Agora o parecer prévio segue para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que deverá aprovar ou rejeitar de forma definitiva as contas do governo.
No relato, Durval Amaral fez 18 determinações, 17 ressalvas e sete recomendações ao governo do estado.
Dentre as determinações aplicadas estão a revisão de políticas estratégicas, um ajuste fiscal nas contas públicas, a instituição de uma gestão pública profissional, a atuação com rigor nas ações fiscalizatórias e regulatórias e que sejam tomadas medidas que viabilizem no longo prazo a resolução de problemas em áreas como saúde e educação.
A principal questão levantada nas discussões foi referente às finanças do estado e os gastos públicos. O relator apontou como preocupante o fato de que nos últimos dez anos os gastos públicos cresceram 66% em relação à inflação, quando a receita do estado cresceu apenas 63%.