terça-feira, 23 de junho de 2026

Vacina contra a gripe será liberada para a população geral a partir do dia 29 na região


 












A vacina contra a gripe Influenza será liberada à população geral a partir do dia 29 de junho nos 17 municípios da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22) pelo diretor do órgão, Paulo Vital.

“Estamos colocando em prática a decisão da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB-PR), com relação a liberação da vacinação contra a Influenza à população em geral, referendada pela Secretaria de Estado da Saúde”, anuncia Paulo Vital.

Segundo o diretor, a vacinação nos grupos prioritários, incluem os idosos (acima de 60 anos), gestantes e crianças de seis meses a seis anos, que serão reforçadas neste início de inverno. E, ao mesmo tempo, será liberado o acesso à toda população, a partir do dia 29 de junho, de acordo com a disponibilidade de doses.

Anvisa revoga parte da suspensão de produtos da Ypê; veja lotes

 


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revogou parte da suspensão de produtos da Ypê, restringindo a medida a lotes mais antigos de detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca.

A mudança foi publicada nesta 2ª feira no Diário Oficial da União, por meio de 4 resoluções da agência. Três delas revogam trechos da decisão anunciada em 15 de junho, enquanto uma nova norma redefine quais produtos permanecem sob restrição.

Segundo a nota oficial, a Anvisa liberou produtos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2026 que apresentaram resultados satisfatórios em análises laboratoriais. Por isso, a medida foi restringida aos produtos fabricados até o fim de 2025.

Eis a lista dos produtos liberados:

Lava-louças (detergentes) com enzimas ativas Ypê;
Lava-louças (detergentes) Ypê;
Lava-louças (detergentes) concentrado Ypê Green;
Lava-louças (detergentes) Ypê toque suave;
Desinfetante Bak Ypê;
Desinfetante Pinho Ypê.
Para os lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a manutenção da restrição até março de 2026 está relacionada às ações previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de risco apresentado pela fabricante à Anvisa.

Eis os produtos que continuam sujeitos à suspensão de comercialização, distribuição e uso:

Lava-louças Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Lava-roupas líquidos Tixan Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de março de 2026.
A orientação da Anvisa para os consumidores é verificar o número do lote impresso na embalagem dos produtos da Ypê.

Poder360


FRAUDE: Homem que amputou o próprio pé para tentar receber R$ 1,5 milhão em seguros é condenado; membro foi encontrado em mochila dele

 


Um servidor público da Bahia foi condenado por estelionato após amputar o próprio pé e inventar uma falsa história de assalto e sequestro para tentar receber R$ 1,5 milhão em indenizações de seguros.

O caso ocorreu em 2019, mas a condenação transitou em julgado e começou a ser cumprida neste ano. A pena foi convertida em 720 horas de serviços comunitários e pagamento de R$ 7.590.

Segundo a investigação, o homem afirmou ter sido sequestrado, agredido e ter tido o pé amputado por criminosos. No entanto, a versão começou a ruir quando a polícia encontrou sua mochila a cerca de 350 metros do local onde ele foi socorrido.

Dentro da bolsa estavam todos os objetos que ele disse terem sido roubados, além do próprio pé amputado.

A Justiça também apontou outras inconsistências no relato. O servidor não conseguiu explicar detalhes da suposta agressão, não tinha inimigos nem houve pedido de resgate. Além disso, havia contratado quatro seguros de vida apenas seis semanas antes da amputação.

Perícias médicas concluíram que o ferimento não era compatível com a versão apresentada. Segundo os advogados das seguradoras, os laudos indicaram que a amputação teve características de procedimento planejado, incompatível com um ataque violento.

Para os magistrados, as provas demonstraram que o objetivo era obter indevidamente as indenizações das seguradoras, levando à condenação por estelionato.

Com informações de g1


congelamento no orçamento das agências reguladoras cresce 745% em 2026; ANTT, Anatel e Anvisa são as mais afetadas


 













O governo Lula bloqueou R$ 382 milhões do orçamento das agências reguladoras em 2026, valor 745% maior que o congelado em todo o ano de 2025, quando os cortes somaram R$ 42,2 milhões.

Segundo dados do Ministério do Planejamento obtidos pelo Metrópoles, neste ano o ajuste ocorreu exclusivamente por meio de bloqueios orçamentários. Em 2025, houve tanto bloqueios quanto contingenciamentos.

Veja os órgãos afetados pelo bloqueio em 2026: 

  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), R$ 55,9 milhões;
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), R$ 51,8 milhões;
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária* (Anvisa), R$ 46,2 milhões;
  • Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), R$ 44,9 milhões;
  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), R$ 38,1 milhões;
  • Agência Nacional de Energia Elétrica* (Aneel), R$ 34, 3 milhões;
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), R$ 31,1 milhões;
  • Agência Nacional de Aviação Civil * (Anac), R$ 24 milhões;
  • Agência Nacional de Mineração * (ANM), R$ 22,6 milhões;
  • Agência Nacional de Transportes Aquaviários * (Antaq), R$ 14,2 milhões;
  • Agência Nacional do Cinema * (Ancine), R$ 8,2 milhões;
  • Agência Nacional de Proteção de Dados * (ANPD), R$ 6,4 milhões.

*Agências reguladoras com autonomia administrativa.

Diante do aumento dos cortes, o Senado aprovou um projeto que proíbe o contingenciamento de recursos das 12 agências reguladoras federais. A proposta recebeu apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que defendeu a importância dos órgãos para a regulação da economia.

Entre as entidades mais afetadas estão a ANTT, com bloqueio de R$ 56,9 milhões, e a Anatel, com R$ 51,8 milhões congelados.

Na Câmara, parlamentares articulam a votação rápida do projeto. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) afirma que a medida não cria novas despesas, mas garante a execução de recursos já aprovados pelo Congresso.

Agências e entidades do setor criticaram os cortes. A Anac alertou que poderia reduzir em até 40% as ações de fiscalização, enquanto o Comitê das Agências Reguladoras Federais afirmou que os bloqueios comprometem atividades de fiscalização, monitoramento e acompanhamento de contratos em áreas estratégicas.

Em nota, 47 entidades ligadas ao setor defenderam a derrubada de vetos e afirmaram que a falta de previsibilidade orçamentária pode prejudicar serviços essenciais e investimentos em infraestrutura.

Apesar das críticas, o governo recompôs parte dos recursos da ANAC, ANTAQ e ANTT por meio de decreto publicado em junho.

Procurado pela reportagem do Metrópoles, o Ministério do Planejamento não quis comentar a diferença entre o congelamento nos Orçamentos entre 2025 e 2026.

Ministros do STF evitam ida à Copa do Mundo por incerteza sobre vistos nos EUA


 












Ministros do STF têm evitado planejar viagens aos Estados Unidos para acompanhar jogos da Copa do Mundo por receio de enfrentar restrições na imigração ou outros efeitos remanescentes das sanções impostas pelo governo de Donald Trump. A informação é da coluna de Andreza Matais, no Metrópoles.

A preocupação envolve as medidas adotadas no ano passado contra o ministro Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, além da restrição de vistos a diversas autoridades brasileiras. Apenas os ministros André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques teriam ficado de fora das medidas.

Embora a sanção contra Moraes tenha sido retirada em dezembro após pedido do presidente Lula, a situação dos vistos ainda gera incerteza entre integrantes da Corte, que preferem evitar o risco de constrangimentos em aeroportos ou eventos.

Ex-presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso já classificou a restrição de vistos como “desagradável” e “injusta”, embora tenha reconhecido que se trata de uma decisão soberana dos Estados Unidos.

A Copa do Mundo de 2026 é disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, mas os jogos da seleção brasileira na primeira fase serão realizados apenas em território americano.

EUA podem assumir o controle de Ormuz se acordo com Irã não for fechado, diz Trump

 


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA podem assumir o controle do Estreito de Ormuz caso não haja acordo com o Irã.

Durante entrevista à Fox News, Trump declarou que, se necessário, os Estados Unidos poderão controlar a importante rota marítima e até cobrar pedágio pela passagem de navios.

A declaração ocorre após a mídia estatal iraniana informar que o comando militar do país pretende fechar o estreito em resposta a supostas violações do cessar-fogo no Líbano por parte de Israel e ao descumprimento de termos do acordo provisório pelos EUA.

Trump também ameaçou retomar ações militares contra o Irã e fez um alerta direto aos negociadores iranianos. “Se vocês fecharem isso, não terão mais país.”

O presidente ainda afirmou que os EUA poderiam atuar como “anjo da guarda” do estreito e ficar com 20% do petróleo transportado pela região.

Mais cedo, em publicação na Truth Social, Trump voltou a pressionar o governo iraniano e exigiu que o país contenha seus aliados no Líbano. “O Irã deve impedir imediatamente que seus representantes muito bem pagos no Líbano causem problemas. Se não o fizerem, atingiremos o Irã com muita força novamente”, escreveu.


Primeiro-ministro do Reino Unido renuncia e abre crise no governo britânico


 











O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou sua renúncia ao cargo após 23 meses à frente do governo britânico, conforme informações do Poder360.

Segundo a declaração feita no número 10 da Downing Street, Starmer informou que já comunicou a decisão ao rei Charles III durante conversa realizada na manhã desta segunda.

O premiê afirmou que a saída ocorre após pressões internas dentro do Partido Trabalhista e uma crise política em seu governo, com setores da legenda defendendo a mudança de liderança.

Em pronunciamento oficial, Starmer declarou que aceita a avaliação de seu partido de que não seria o nome mais indicado para liderar os trabalhistas nas próximas eleições gerais.

“A pergunta que meu partido faz agora é se sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar e a aceito de bom grado”, afirmou.

Ele acrescentou que todas as decisões tomadas tiveram como objetivo “colocar o país em primeiro lugar” e confirmou que deixará a liderança do partido.

TRANSIÇÃO DE PODER

De acordo com o cronograma citado no anúncio, o novo primeiro-ministro deve assumir em meados de julho, caso haja consenso interno, ou até o fim de agosto, caso seja necessária uma disputa interna no Partido Trabalhista.

Starmer também informou que permanecerá no cargo até a conclusão do processo de sucessão, garantindo uma transição considerada “organizada e sem interrupções” no governo britânico.

Ao final do discurso, o premiê afirmou que pretende deixar a política ativa em primeiro plano para dedicar mais tempo à vida pessoal, mencionando o papel de pai e marido como prioridade após sua saída do cargo.

CAIXA-PRETA’ DO MASTER: Polícia Fderal consegue extrair conteúdo de segundo celular de Vorcaro

 


A Polícia Federal começou a extrair o conteúdo de um segundo celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Desde sua primeira prisão, em novembro de 2025, até agora, Vorcaro teve oito celulares apreendidos pela PF em diferentes fases da operação Compliance Zero, mas apenas um deles tinha sido aberto.

Da semana passada para cá, um segundo aparelho teve a criptografia quebrada.

Enquanto isso, sem fornecer senhas para acesso dos investigadores, familiares do banqueiro procuram um novo advogado para auxiliar em uma terceira tentativa de proposta de delação premiada, mas a polícia mostra que avança nas investigações e uma proposta teria que avançar muito para alcançá-las.

A perícia da PF segue tentando abrir também os outros seis aparelhos, quatro deles de modelo iPhone 17, com tecnologia diferente e de mais difícil acesso.

R7 – por Natália Martins


Mendonça rejeitou delação seletiva, que pouparia ministros do STF, proposta por advogado que deixou a defesa Vorcaro


 
















O ministro do STF André Mendonça afirmou, durante julgamento, que recebeu uma proposta de “delação seletiva” relacionada ao caso Banco Master e criticou a iniciativa, não revelando o nome do autor.

“Perderam o pudor, ministro Gilmar.” “Me chegou uma proposta por um advogado (…) ‘Queremos fazer uma delação seletiva'”, declarou o magistrado durante sessão da Segunda Turma do Supremo.

A proposta teria sido apresentada pelo advogado Roberto Podval, que deixou a defesa do ex-banqueiro Daniel Vorcaro em março. A informação foi publicada pelo jornal O Globo e confirmada pela coluna da jornalista Carla Araújo, no UOL. Questionado, o advogado não comentou o assunto.

Proposta de delação rejeitada

Mendonça afirmou que rejeitou a ideia e exigiu colaboração integral. “Não faço questão de delação, agora, delação seletiva comigo, não”, disse.

De acordo com a reportagem do UOL, a proposta envolveria evitar desgastes ao STF ao supostamente poupar ministros de acusações feitas por Vorcaro. O ministro, porém, teria deixado claro que qualquer acordo exigiria respostas completas sobre os fatos investigados.

Durante o julgamento, Mendonça também alertou para possíveis tentativas de interferência nas apurações. “Todos nós devemos zelar para evitar ensejarmos não só a nulidade, mas a hipótese de suspeitas sobre a condução (…) E mais que isso, ministro Gilmar: tentativas de obstaculizar as investigações. Isso é grave.”

Em outro momento da sessão, o ministro relembrou uma conversa com Gilmar Mendes antes de chegar ao STF. “Não tenho medo da morte, quanto mais de ser ministro de um tribunal. Não tenho medo de combater o crime, aplicando a lei”, afirmou.

Nos bastidores do Supremo, a atuação de Mendonça gerou críticas de integrantes da Corte, que questionam sua participação em discussões relacionadas à delação e a divulgação de informações da investigação.

Enquanto isso, a defesa de Daniel Vorcaro avalia mudar sua estratégia jurídica. A tendência, segundo a reportagem, é manter uma postura colaborativa, mas focar em atenuantes e brechas legais, sem apresentar uma nova proposta de delação no curto prazo.