sexta-feira, 11 de maio de 2018

Paraná realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Dia D de vacinação contra a gripe ocorre nos 399 municípios do Paraná, neste sábado (12) (Foto: Divulgação)

Os 399 municípios do Paraná realizam neste sábado (12) o Dia D de vacinação contra a gripe. Segundo a Secretário de Estado da Saúde (Sesa), a meta é imunizar 3,2 milhões de paranaenses - ou seja, 90% do público-alvo - em toda a campanha, que vai até 1º de junho.

O Dia D de vacinação será realizado em todo o Brasil. No Paraná, de acordo com a Sesa, os municípios devem definir os horários de abertura das unidades de saúde que estarão vacinando. A orientação da secretaria é que o atendimento seja feito das 8h às 17h.

Conforme a Sesa, a vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, e é apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo.

A Sesa recomenda que a população procure se vacinar o quanto antes porque a imunização demora, em média, 15 dias para fazer efeito.

Segundo o último boletim da secretaria, oito pessoas morreram por gripe no Paraná em 2018. O último caso foi confirmado em um paciente de Foz do Iguaçu.

Público-alvo da campanha

A vacina é distribuída gratuitamente para o público-alvo da campanha nacional:

Pessoas com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a 4 anos de idade;
Gestantes;
Puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto - é necessário apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão-gestante ou documento do hospital em que ocorreu o parto);
Profissionais de saúde (é necessário apresentar declaração do vínculo de atuação);
Indígenas;
Portadores de doenças crônicas;
População privada de liberdade;
Funcionários do sistema prisional;
Professores das instituições públicas e privadas (apresentar documento que comprove vínculo de atuação, como crachá ou declaração da instituição em que atua).