quarta-feira, 9 de maio de 2018

Os refugiados venezuelanos e seus carrascos brasileiros



Michel Temer agora botou na cabeça que fez em dois anos o que qualquer outro presidente demoraria 20. Deve ter sido por isso que não lhe sobrou tempo para descobrir que Roraima faz parte do Brasil. Pior: faz fronteira com a Venezuela em adiantado estado de decomposição.
Nos últimos três anos, 50 mil fugitivos do pesadelo bolivariano se instalaram no Estado que, com cerca de 500 mil habitantes, é o menos populoso da federação. Nesse espaço de tempo, a União autorizou um único repasse de verbas para ajudar o Estado a enfrentar o drama dos refugiados. Em 2017, foram liberados R$ 480 mil.
Isso mesmo, R$ 480 mil. Foi essa a contribuição em dinheiro do Planalto para reduzir a escassez de alimentos e gás nos abrigos improvisados. É menos do que Romero Jucá, senador por Roraima (e líder do governo na Casa dos Horrores) embolsa por fora a cada trimestre.
Mais obscena que a omissão do Governo Federal, só a mudez cafajeste dos comparsas de Hugo Chávez e Nicolás Maduro homiziados no PT e seus satélites. Enquanto Lula e Dilma Rousseff estiveram na Presidência da República, o Brasil ajudou com bilhões de reais extraídos de negociatas a montagem do drama tão previsível quanto a mudança das estações do ano.
Agora, os celebrantes de missa negra fazem de conta que a Venezuela fica no Polo Norte. Inútil: os refugiados jamais esquecerão os carrascos brasileiros que fizeram o diabo para a eternização da vigarice bolivariana.
(Foto: Adriano Machado/AFP)